PROPOSTA DE PESQUISA
Apresento a minha Proposta de Pesquisa, do meu Trabalho de Conclusão de Curso(TCC), do meu curso de Bacharedo em Teologia Bíblica Interconfessional, cujo tema é: o que é o Amor? A minha delimitação do tema é: o que é o Amor? Segundo a obra, os propóstos, e às práticas de Jesus Cristo na humanidade. Proposta validada.
Proposta de Pesquisa
Nome do Aluno: Neron Pereira Amaral - RU: 2473347
Curso: Teologia Bíblica Interconfessional
Disciplina: Metodologia da Pesquisa e TCC (268502)
Tema: O tema/objeto da minha Proposta de Pesquisa Bibliográfica será revelar e responder a seguinte pergunta: O que é o Amor? O meu enfoque quanto a este tema será revelar, conceituar, significar, e provar com clareza, cientificamente, além da fé: O que é o amor? Segundo a obra de Jesus Cristo na humanidade.
Problema: O problema é que o termo amor tem a sua compreensão muito ampla pelo ser humano. E essa compreensão é muito linda. É muito bonita. Mas, nem sempre, reflete a obra, os propósitos, e às práticas de Jesus Cristo na humanidade. Consultando um dicionário sobre o termo Amor, temos resumidamente: sm 1. Grande afeição de uma pessoa por outra. 2 Afeição, grande amizade. 3 Objeto dessa afeição. 4 Carinho, simpatia. 5 Desejo sexual. 6 Coisa ou pessoa bonita. Mas isso é o amor? O Amor pregado pelo Senhor Jesus Cristo na humanidade, de acordo com a sua obra, seus propósitos, e, principalmente, de acordo com as suas práticas entre nós? Nas concepções humanas mencionadas sobre o termo amor, e em várias outras, o termo amor poderia ser qualquer emoção ou sentimento altruísta, e ele poderia ser considerado até mesmo uma “coisa” ou “mercadoria”. Mas o que quer se responder através desta Proposta de Pesquisa é a seguinte pergunta: “O que é o amor? Segundo a obra, os propósitos, e às práticas de Jesus Cristo na humanidade”.
Justificativa: O estudo do tema/objeto desta pesquisa é relevante para a sociedade de uma maneira em geral, e em especial para a área do eixo Direitos Humanos e Religião, do meu curso de Teologia Bíblica Interconfessional, porque sabendo qual é o conceito do termo amor, segundo a obra do Senhor Jesus Cristo na humanidade, e de posse desse conhecimento, a sociedade e a Teologia, poderiam compreender melhor as razões da criminalidade e da violência, que são manifestações, práticas de ódio, e não de amor. Este tema está relacionado com o eixo: Direitos humanos e Religião, do meu curso de Teologia Bíblica Interconfessional.
Objetivos:
Objetivo geral: O objetivo geral desta Proposta de Pesquisa é principiar, embasar, alicerçar, a escritura e a promulgação da Lei Universal do Amor, que é uma lei que ainda não existe, porque a humanidade ainda não sabe com clareza, o que é o amor, e nem o que é o ódio, nem pelo ponto de vista da religião, nem pelo ponto de vista da ciência. A Lei do Amor poderá vir a ser, a princípio, a Lei Número Um da Segurança Pública, porque à prática do amor, antes de tudo, quanto à vida do homem, é o que a respeita, valoriza , concede o direito, e, principalmente, é o que a preserva contra os seus inimigos; contra aqueles que são transgressores dela; contra aqueles que são praticantes do ódio; contra aqueles que em síntese, são os praticantes da criminalidade e da violência, no sentido da satisfação das suas taras – necessidades todos nós temos. A Lei do Amor é o firmamento do compromisso do homem com o Amor, e não com ódio.
Objetivos específicos:
1º) Revelar o que é o Amor, segundo a obra, os propósitos, e às práticas de Jesus Cristo na humanidade. Cabe salientar, que eu, o autor desta Proposta de Pesquisa, já tenho conhecimento sobre o conceito do termo Amor, segundo a obra de Jesus Cristo na humanidade, porque para mim, a Palavra, o Verbo, vem através de inspiração e revelação do Espírito, do Espírito Santo.
2º) Demonstrar que os conceitos humanos sobre o termo amor são muito amplos, e, embora sejam muito bonitos, eles nem sempre refletem a obra, os propósitos e às práticas de Jesus Cristo entre nós;
3º) Deduzir através de um método científico chamado de deduzido, a partir da Revelação do conceito do que é o amor, segundo a obra, os propósitos, e as práticas de Jesus Cristo na humanidade, o que é ódio, segundo a obra de Jesus Cristo na humanidade. E, a partir destes dois conceitos, revelado e deduzido, construir um quadro comparativo entre estes dois conceitos, com todas as significações oriundas, explícitas e implícitas.
Fundamentação Teórica: Vou fazer um levantamento bibliográfico em publicações que já existem sobre o termo Amor em quatro fontes, para saber as principais concepções dos autores sobre o referido termo - fontes: 1ª) A Bíblia Sagrada (versão em português de João Ferreira de Almeida); 2ª) Dicionário Michaelis: Minidicionário Escolar da Língua Portuguesa (Editora Melhoramentos); 3ª) O livro apresse o Passo que o Mundo Está Mudando, do Padre Lauro Trevisan; e 4ª) o meu próprio Site(Blog): https://www.profetaneron.com.br .
Metodologia: A minha Proposta de Pesquisa é bibliográfica qualitativa. Vou principiar fazendo um levantamento bibliográfico em publicações que já existem sobre o termo Amor, para saber as principais concepções dos autores sobre o mesmo. De posse do conhecimento dos autores, vou fazer a Revelação sobre o termo Amor que propus nos objetivos específicos, e apresentar as minhas concepções sobre o tema.
Referências:
A BÍBLIA SAGRADA. Traduzida em Português por João Ferreira de Almeida. 2 ed. Barueri-São Paulo, 1993.
MICHAELIS: minidicionário escolar da língua portuguesa. São Paulo: Companhia Melhoramentos, 2000.
TREVISAN, L. Apresse o Passo que o Mundo está Mudando. Santa Maria: Editora da Mente, 2000.
Site: https://profetaneron.com.br